sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

[Psicologia] Fundação COI Inaugura ciclo de conferências temáticas sobre psicologia debatendo a memória

Neste início de 2016, a Fundação COI promove o Ciclo de Conversas “5as na Quinta” , dando início a esta iniciativa com o tema: “A Psicologia e a Memória”. 

No próximo dia 21 de Janeiro arranca a primeira sessão temática, onde será explorada a questão das Falsas Memórias na prática forense e criminal. 


O evento decorrerá na Quinta Pedagógica da “Casa Caramela”, na Palhota, Pinhal Novo.
A memória afirma-se enquanto processo cognitivo básico do funcionamento humano, estando interligada com os restantes processos cognitivos (e.g. pensamento, emoção, percepção, consciência, atenção) e condicionando a evolução dos mesmos e a sua maior ou menor eficácia na vivência humana, repercutindo-se nos comportamentos e atitudes que adoptamos.

Este Ciclo de Conversas sobre temas da área da Psicologia tem por propósito promover a apresentação e debate de conteúdos relacionados com a memória humana, sendo os mesmos apreciados à luz de outras áreas profissionais, numa vertente multidisciplinar que pode revelar-se bastante frutífera e enriquecedora para os diversos profissionais que se confrontem com este tipo de questões.

  Seguem-se novas conversas temáticas dentro do mesmo denominador comum. Assim, no dia 18 de Fevereiro serão exploradas “falsas memórias e saúde mental - suas implicações clínicas”; a 17 de Março será deixado à discussão o tema:  “a memória e a aprendizagem - práticas que beneficiam o conhecimento”, e por fim, a 14 de Abril, o tema em apreciação e debate será: “como é possível promover a autonomia do idoso quando a memória falha”

Segundo a fundação COI, promotora destes debates, estas conferências constituem uma oportunidade para que profissionais de áreas tão distintas quanto: ciências sociais e humanas, educação, justiça e saúde, possam aprofundar os conhecimentos acerca dos temas propostos, sendo também promovida a partilha das respectivas experiências de âmbito profissional. 

A participação implica a inscrição através do site da fundação  - http://www.fundacao-coi.pt – sendo as vagas limitadas ao número de lugares disponíveis nas instalações. A inscrição tem o valor simbólico de 5,00€ por pessoas, com oferta de almoço.

Texto: Isabel de Almeida com Diário do Distrito

Sem comentários:

Enviar um comentário