terça-feira, 15 de março de 2016

[Desporto - Nacional ] Período de descontos



Terminada a 26ª jornada da Liga NOS 2015/16, tudo igual no que diz respeito à pontuação dos três primeiros, excepto o facto de faltar agora menos uma ronda. Em teoria, o Sporting tinha o desafio mais complicado, com a deslocação à Amoreira

O Porto teve de suar bastante para levar de vencida o União da Madeira, no Dragão, e já esta noite, o Benfica confirmou o seu favoritismo, não se deixando afectar pela pressão colocada pelos leões, líderes por 48 horas.

DESTAQUE:

Tal como aconteceu recentemente, com o Benfica, desta vez foi o Sporting a colocar pressão sobre o rival da Luz, sendo líder à condição até ao jogo dos encarnados, que não vacilaram perante um frágil Tondela, que aos 11 minutos já se encontrava em desvantagem através do golo de Jardel. Aos 24 minutos, o inevitável Jonas carimbou a vantagem ao intervalo, após boa combinação do flanco esquerdo do ataque benfiquista, com assistência de Gaitán. A segunda parte seguiu na toada da primeira, com Jonas a manter a distância na lista de melhores marcadores para Slimani, ao bisar aos 69 minutos. Mitroglou voltou a marcar nesta jornada, após o golo importantíssimo no último derby. O Tondela marcou o golo de honra já em período de descontos.

LIGA NOS:

A jornada começou no Funchal, na passada sexta-feira, com o Boavista a justificar plenamente o apoio e a confiança que os seus adeptos demonstraram no aeroporto, na véspera da partida. Vitória sem espinhas frente ao Marítimo por 3 bolas a 0. Com este resultado, os axadrezados ficaram 1 ponto acima da linha de água, por troca com a Académica. No sábado, conforme referi ao início, o Sporting levou de vencida o Estoril por 2-1. Também com mais dificuldade do que a inicialmente esperada, o Porto venceu logo de seguida o União da Madeira por 3-2.

Nos restantes lugares europeus, o Arouca conquistou 3 pontos ao Braga, após ter vencido em casa o Vitória de Setúbal. O Braga, por seu lado, fruto das poupanças a pensar na semana europeia que tem pela frente, foi derrotado por 3-0 no Restelo. O outro Vitória, de Guimarães, voltou a marcar passo, ao perder em casa diante do Paços de Ferreira pela margem mínima. O Rio Ave volta a atrasar-se na luta pelos lugares europeus, ao perder na Madeira, com o Nacional. Por último, Moreirense e Académica protagonizaram o único empate desta ronda, a duas bolas.

Classificação: 1º Benfica – 64 pts / 2º Sporting – 62 pts / 3º FC Porto – 58 pts
Melhor Marcador: 1º Jonas (Benfica) – 28 golos / 2º Slimani (Sporting) – 20 golos / 3º Leo Bonatini (Estoril) / Mitroglou (Benfica) – 15 golos
Próxima Jornada: Sporting – Arouca (19/03 – 18:30) / Vit. Setúbal – FC Porto (19/03 – 20:45) / Boavista – Benfica (20/03 – 18:15)

EUROPA:

O Barcelona respondeu à goleada da semana passada do Real, cilindrando o Getafe por 6-0, com bis de Neymar. O Atlético de Madrid venceu o Depor por 3-0 e o Real Madrid foi a Las Palmas ganhar por 2-1, numa das mais pálidas exibições de Cristiano Ronaldo nos últimos tempos. Tudo na mesma, no topo, com 12 pontos a separar o trio da frente.

Em Inglaterra, há muito que o Leicester deixou de ser surpresa, com novo triunfo em casa, perante o Newcastle, a manter os 5 pontos de vantagem sobre Tottenham, segundo classificado, que venceu no campo do Aston Villa, cada vez mais último, numa jornada que ainda vai a meio, fruto de mais uma eliminatória da Taça de Inglaterra, no caso, os quartos de final.

No calcio, Juventus, Nápoles e Roma triunfaram todos pela margem mínima, e o Inter alcançou a Fiorentina de Paulo Sousa, após o clube viola ter empatado em casa com o Verona, lanterna vermelha da prova.

Nova goleada do Bayern diante do Werder Bremen, por 5-0, com bis de Thiago Alcântara e de Thomas Müller. O Borussia Dortmund não desarma, vencendo o Mainz por 2-0. A vantagem de 5 pontos que os separa mantem-se, portanto.

Em França, há o Louvre, o Arco do Triunfo e a Torre… Ibrahimovic. Poker do sueco na vitória por 9-0 no terreno do Troyes, a carimbar o tetracampeonato parisiense. O quarto dos seis títulos nacionais da história do clube.

LIGA DOS CAMPEÕES / LIGA EUROPA:

O Benfica carimbou o acesso aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, após brilhante vitória na Rússia, perante o Zenit. Fazem companha aos encarnados nesta fase, para já, PSG, Real Madrid e Wolfsburgo, que deixam pelo caminho, respectivamente, Chelsea, Roma e Gent.

Na Liga Europa, o Sporting de Braga, apesar de ter perdido pela margem mínima na Turquia, mantem a esperança acesa para a segunda mão na próxima quinta-feira, na recepção ao Fenerbahçe no AXA.

Artigo Publicado em parceria com Diário do Distrito

Texto: Pedro Carvalho
Foto: Diário Imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário