segunda-feira, 23 de maio de 2016

[Literatura Infantil] A Admirável Aventura de Mandela contada aos mais jovens, de Maria Inês Almeida

Este livro é uma óptima ferramenta de trabalho para professores e educadores, contando ainda com uma secção final de Curiosidades sobre a África do Sul, que estabelece ligações históricas entre os dois países, através de figuras como Vasco da Gama e Fernando Pessoa. É o único livro destinado ao público infantil publicado em Portugal sobre Mandela escrito por uma autora portuguesa e inserido na mesma série dos títulos "A Admirável Aventura Malala" e "Francisco, o Nosso Papa".

Autor: Maria Inês Almeida
Ilustração: Sandra Lavandeira
Editor: Planeta Editora
Dimensões: 18,5 x 26 cm
Nº Páginas: 64
Idade Recomendada: + 7 anos



Nos últimos tempos tenho-me dedicado bastante às leituras para os pequenos e quando vi este livro não resisti. Este foi o primeiro livro que recebi da colecção Planeta Junior e confesso que não sabia bem o que esperar. 

O livro é em capa dura com umas ilustrações maravilhosas, tem 64 páginas sendo que as finais são curiosidades sobre África do Sul. Apesar de ser um livro para maiores de 7 anos e os meus filhos terem 6 e 4 (quase 4) a verdade é que já li este livro várias vezes desde a sua chegada e eles gostam imenso. Tendo em conta a história e os valores que estão aqui representados adoro o facto deles quererem esta leitura por sistema. 

A narrativa começa com uma breve explicação do apartheid e logo em seguida insere-se a figura de Mandela fazendo um pequeno resumo da sua vida. Pequeno mas suficientemente poderoso para deixar uma mensagem às crianças que não ficam indiferentes ao conteúdo. As fabulosas ilustrações de Sandra Lavandeira dão movimento à narrativa cativando a atenção dos mais pequenos e a autora Maria Inês Almeida escreve de uma forma muito directa, sendo que muitas vezes fala com o pequeno leitor levando-o a interagir com a história.

Uma obra que nos fala de injustiças sociais, da ditadura dos brancos contra os negros e de um homem com sede de igualdade que luta contra um regime opressor tudo de forma simples e clara para que as crianças consigam aprender com o passado para melhorar o futuro. Um livro que todas as crianças deveriam ler.




Este livro foi gentilmente cedido pela Planeta em troca de uma opinião honesta

Sem comentários:

Enviar um comentário