quarta-feira, 15 de junho de 2016

[Cultura - Autores] Manuel Alegre Doutor Honoris Causa Pela Universidade de Pádua

Texto: Isabel de Almeida
Crítica Literária e Jornalista

Foto: Luíz Carvalho - Gentilmente Cedida pelo Grupo Editorial LeYa.

   Manuel Alegre vai receber o Grau de Doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Pádua, sendo esta distinção atribuída ao autor na área de Línguas e Literaturas Modernas Europeias e Americanas.

   A decisão foi objecto de aprovação, no passado dia 7 de Junho, pelo Senado daquela Universidade Italiana, a mais antiga do mundo.

   Além de Manuel Alegre, irão receber igual grau académico o realizador Steven Spielberg (será Doutor em Ciências Históricas, quanto promotor da Fundação "História Visual dos Sobreviventes da Shoah"), e Malala Yousafzai, a Prémio Nobel da Paz 2014 (será Doutora em Formação Cultural e Sociedade Global)

  A atribuição desta relevante distinção ao autor da obra Praça da Canção foi devidamente assinalada na imprensa Italiana, designadamente nos jornais Corriere della Sera e Il Matino, e decorre do trabalho realizado à volta  da obra de Manuel Alegre na Universidade de Pádua. Em Abril de 2010 aquela Instituição de Ensino Superior, em parceria com o Instituto Camões, deu início à Cátedra Manuel Alegre na Facoltà di Lettere e Filosofi, momento em que ao autor foi atribuído ainda o título de Cidadão Honorário de Pádua.

   A Universidade de Pádua é considerada, juntamente com a de Bolonha, a mais antiga do mundo, tendo por lema "Universa Universis Patavina Libertas" ("Inteira, para todos, a liberdade da Universidade de Pádua"), e ali estudaram alguns importantes pensadores, entre os quais, os Portugueses Fernando de Bulhões (Santo António) e o Renascentista Damião de Góis.

  Trata-se de um reconhecimento da vida e obra de Manuel Alegre ao nível internacional que ocorre pouco tempo depois de, em Portugal, o autor ter visto o seu trabalho reconhecido com três prémios literários de excelência: Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores; Prémio Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores e Grande Prémio de Literatura dst.



Sem comentários:

Enviar um comentário